FilosofiaDiversos
- (IBFC 2021)
Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte.
“Em Indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas , Adorno e Horkheimer apontam que a __________, destinada à mera diversão, existiu sempre como uma sombra da __________, a qual, por sua vez, excluía a participação das massas. A indústria cultural resolve tal antítese da pior maneira possível, dissolvendo uma esfera na outra e provocando grandes perdas em ambas, reduzindo-as a simples diversão, entretenimento, prolongamento da rotina de trabalho na realidade do capitalismo tardio. Para cumprir sua função, a arte da indústria não pode se tornar aborrecimento, evitando então a necessidade de qualquer tipo de reflexão através do cumprimento de um modelo idêntico para toda obra, que não exige ligações entre as suas partes, que não precisa fazer sentido e cujo conteúdo não importa (ADORNO; HORKHEIMER, 2006, p. 113).”
(BUENO, S. F.; SANITÁ, K. C. A Relação entre Arte e Sociedade à
Luz do Conceito de Autonomia Estética de Adorno. In: Scielo
BR. Disponível em:
< https://www.scielo.br/j/trans/a/vx3yQ6FhCvdfBPcMQ8SYQ8k
/?lang=pt# >. Acesso em: 08/08/2021).
Sobre o produto da indústria cultural, assinale a alternativa incorreta .
A) Como a finalidade é a massificação e a estandardização, sem contar que o que se pretende é a padronização dos comportamentos, os produtos não podem deixar de divertir e entreter as massas, e ao mesmo tempo deve impedir qualquer tipo de reflexão que interrompa o consumo
B) Os produtos da indústria cultural são datados e tendem a favorecer o consumo pela valorização da novidade. A arte da indústria assume o mesmo padrão de qualidade da lógica do capital
C) Além dos problemas relacionados aos efeitos pretendidos pela produção da indústria cultural, e para além da reafirmação da lógica capitalista mesmo em ambientes recreativos ou sagrados, que teriam sua real finalidade no arrebatamento, no preenchimento e mesmo no escândalo, o produto da indústria deteriora a própria capacidade perceptiva dos seus consumidores, e como exemplo, Adorno chega a falar da perda de sensibilidade provocada pelas músicas ambientes, que dificultam o silêncio, que é fundamental à percepção estética auditiva
D) Os artistas são sujeitos ativos do processo, ou seja, são efetivamente a própria indústria, enquanto que os consumidores são passivos
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 229
Vamos para o Anterior: Exercício 227
Tente Este: Exercício 442
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Filosofia