FilosofiaDiversos
- (CESPE 2013)
Os PCNs para o Ensino Médio definem como competências e habilidades para o ensino de filosofia
1.º) Representação e comunicação:
• ler textos filosóficos de modo significativo;
• ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros;
• elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
• debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2.º) Investigação e compreensão:
• articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3.º) Contextualização sociocultural:
• contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
A respeito do eixo contextualização sociocultural, dos PCN, é correto afirmar que
A) o eixo de contextualização deve ser desenvolvido apenas após as competências de representação e comunicação terem sido exercitadas.
B) a contextualização deve ser desenvolvida com cuidado, pois pode deslocar a atividade filosófica para a meramente sociológica ou biográfica.
C) a contextualização tem importância secundária entre as competências, uma vez que, por exemplo, o conhecimento de informações sobre a vida de um filósofo não contribui para a compreensão de suas ideias; nesse contexto, saber que Heidegger foi um nazista não lança luzes sobre sua filosofia fenomenológica.
D) a contextualização dos conteúdos trabalhados, nas mais diversas instâncias, permite que os estudantes façam reflexões próprias sobre as situações-problema que lhes são propostas para análise.
E) o eixo de contextualização sociocultural deve ser desenvolvido antes de todos os outros, já que não é possível leitura sem contextualização.
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