Procura

VeterináriaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 229

  • (COSEAC 2021)

Muitas vezes, ao final de um experimento, é necessário realizar a eutanásia do animal. As diretrizes para a realização de tal prática são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), conforme a Resolução Normativa nº 37. Sobre as técnicas de eutanásia descritas na Resolução, a opção correta é:


A) Embora esteticamente desagradável, o deslocamento cervical pode ser aplicado, com restrição, em camundongos e tem como vantagem a ausência de contaminação química dos tecidos do animal.

B) A incineração in vivo é indicada sem restrição em situações de calamidade, quando há necessidade da eutanásia em massa de animais contaminados por patógenos de risco biológico elevado.

C) O éter é um anestésico inalante recomendado para a eutanásia de pequenos roedores, pois tem como vantagens seu baixo custo e causar a morte sem sofrimento.

D) O uso de barbitúricos é o método de eutanásia mais indicado para mamíferos, devendo ser aplicado preferencialmente por via intraperitoneal ou intracelomática.

E) O gás carbônico (CO 2 ) pode ser usado sem restrição na eutanásia de qualquer espécie animal, sem limitação de idade ou gênero, pois em baixas concentrações ele causa morte rápida e sem sofrimento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 230

Vamos para o Anterior: Exercício 228

Tente Este: Exercício 32

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.95ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.71ms))((ts_substr_c=1.69ms))((ts_substr_im=1.00ms))
((total= 6ms))