Serviço socialQuestão social e serviço social
- (MS CONCURSOS 2020)
“A premissa é de que a análise da questão social é indissociável das configurações assumidas pelo trabalho e encontra-se, necessariamente, situada em uma arena de disputas entre projetos societários, informados por distintos interesses de classe, acerca de concepções e propostas para a condução das políticas econômicas e sociais. Sob um ângulo, a questão social produzida e reproduzida, ampliadamente, tem sido vista, na perspectiva sociológica, enquanto “disfunção” ou “ameaça” à ordem e à coesão social. É apresentada como uma “nova questão social”, resultante da inadaptação dos antigos métodos de gestão do social, produto da crise do “Estado Providência” (Revista Temporalis nº 3). Segundo o enunciado, entende-se que:
A) Dessa maneira, as respostas à questão social passam a ser canalizadas para os mecanismos reguladores do mercado e para as organizações privadas, às quais partilham com o Estado a implementação de programas focalizados e descentralizados de “combate à pobreza e à exclusão social”.
B) Frequentemente, a programática para fazer frente à mesma, tende a ser reduzida a uma gestão que aumente a força de trabalho, na órbita da ordem instituída nos marcos da mundialização do capital, sob a égide do grande capital financeiro e das políticas de geração de renda.
C) No capitalismo, quanto menos se desenvolvem as forças produtivas, maior a acumulação, entendendo que não é a escassez que gera a pobreza, mas a abundância que gera desigualdade, ou seja, quanto menor o desenvolvimento, maior a acumulação privada.
D) A crise da sociedade capitalista pode ser pensada como uma crise do vínculo social, que repercute na perda de identidade das populações mais favorecidas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 261
Vamos para o Anterior: Exercício 259
Tente Este: Exercício 224
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social