Serviço socialQuestão social e serviço social
- (UTFPR 2017)
A concepção da intitulada “questão social” não é fonte unânime e homogênea entre os autores e estudiosos do tema. Porém, considerando a “questão social” na perspectiva da tradição marxista, alguns elementos são específicos. Sendo assim, sobre a concepção e a gênese da questão social para Santos (2012), é correto afirmar que:
A) a questão social remete às expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do Estado e do empresariado.
B) o processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital não explica a gênese da questão social, segundo o viés da tradição marxista.
C) o processo capitalista de produção se satisfaz com o tempo de trabalho socialmente necessário para produzir respostas às necessidades humanas, o que configura o chamado processo de produção de mais-valia .
D) no tocante à relação entre o desemprego e o desenvolvimento tecnológico, é correto afirmar que o fator determinante do desemprego não guarda relação com o desenvolvimento tecnológico, já que este último não é empregado na perspectiva de valorização do capital.
E) a designação do conceito de “questão social”, invariavelmente, será associada com os processos de desigualdade e pobreza, independentemente das características específicas dos diferentes modos de produção.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 378
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Serviço social