Procura

Serviço socialQuestão social e serviço social


EXERCÍCIOS - Exercício 216

  • (Instituto UniFil 2019)

Marilda Villela Iamamoto afirma que uma dupla armadilha pode envolver a análise da questão social quando suas múltiplas e diferenciadas expressões são desconectadas de sua gênese comum, desconsiderando os processos sociais contraditórios, na sua dimensão de totalidade, que as criam e as transformam: 1) a pulverização e fragmentação das questões sociais e 2) a difusão de um discurso genérico e uma visão unívoca e indiferenciada da questão social. Sobre as armadilhas citadas pela autora, assinale a alternativa correta.


A) A pulverização e fragmentação das questões sociais atribui unilateralmente aos indivíduos coletivos a responsabilidade por suas dificuldades e pela sua pobreza, colocando à sociedade de classes a responsabilidade pela produção das desigualdades sociais.

B) Com a pulverização e fragmentação das questões sociais perde-se a dimensão coletiva da questão social que se expressa na vida dos indivíduos singulares.

C) O discurso genérico e a visão unívoca extraem a questão social da arena privada, da arena da negociação dos interesses em jogo, dos direitos e da possibilidade de atendimentos às necessidades sociais e a situa na arena pública, no foro íntimo da vontade individual dos cidadãos em colaborar, pelo seu espírito solidário, com a coesão da vida social.

D) O discurso genérico e a visão unívoca e indiferenciada sobre a questão social permitem a consideração de suas múltiplas expressões, por meio da análise estrutural e da consideração da dinâmica conjuntural.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 217

Vamos para o Anterior: Exercício 215

Tente Este: Exercício 33

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Serviço social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.74ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.91ms))((ts_substr_im=0.88ms))
((total= 5ms))