GeografiaHistória da geografia
- (IBADE 2020)
“No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”
(SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)
A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:
A) entre os contemporâneos da Geografia Clássica, apesar de La Blache ter forte afinidade ideológica com tais autores, já que eram totalmente identificados com a ordem político-social instituída, ele não os incorporou em suas obras devido à competitividade catedrática.
B) os autores tiveram uma larga produção estritamente associada à descrição de áreas, pendente para o lado da Geografia Física – o que, portanto, não consegue fornecer respostas aos problemas e às necessidades contemporâneas, de uma visão mais integrada e relacional.
C) as tradições e matrizes político-filosóficas libertárias, como o anarquismo e o autonomismo, permaneceram, durante os anos 70 e 80, bastante negligenciadas no interior da “Geografia Radical”, que seguiu um viés marxista e era crítico às proposições mais “subversivas”.
D) sua hiper valorização da ciência moderna e do método científico fez com que fossem incorporados pela Geografia Teorético-Quantitativa de forma superficial, dadas as convicções no progresso da humanidade a partir de um racionalismo crítico.
E) deixaram um legado de obras pouco extenso e aprofundado, mesmo que detentor de uma forte sensibilidade espacial – o que justifica a marginalidade do seu pensamento na Ciência Geográfica até meados do século XX e sua rarefeita utilização apenas a partir dos anos 70.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 71
Vamos para o Anterior: Exercício 69
Tente Este: Exercício 41
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia