GeografiaHistória da geografia
- (NUCEPE 2019)
Após a Segunda Guerra Mundial, no cenário da Ciência Geográfica surge a chamada Nova Geografia, que visava suplantar a Geografia Tradicional e ultrapassar seus limites na compreensão do espaço. Essa corrente de pensamento geográfico
A) considerou as ideias marxistas para leitura do mundo, considerando as sociedades como produtoras do espaço e das desigualdades. As atividades produtivas e a divisão do trabalho são o cerne de análise dessa vertente, preocupada com as contradições expressas no espaço.
B) levou em consideração a análise quantitativa do espaço, com flagrante tendência naturalista, embora buscasse uma análise sistêmica. Considera o homem como elemento do espaço, mas profundamente ligado à natureza numa relação marcada pelo determinismo.
C) interpreta o espaço a partir do materialismo histórico e dialético, considerando o homem como sujeito ativo na produção de um espaço global. A partir de uma análise dialética, interpreta a relação sociedade x espaço como a compreensão do conjunto das formas espaciais e dinâmicas que lhes caracterizam.
D) manifestou-se sobretudo por meio da quantificação, desconsiderando o homem em sentido amplo e o espaço destemporalizado e desumanizado. Desconsidera os movimentos sociais, eliminando de suas preocupações o espaço das sociedades em movimento permanente.
E) investiu na análise espacial sistêmica, levando em consideração os elementos espaciais como interdependentes. Essa vertente considera em sua análise espacial os subsistemas históricos e subsistemas naturais e suas várias possibilidades de interrelações.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 69
Vamos para o Anterior: Exercício 67
Tente Este: Exercício 1
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia