HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (IBADE 2020)
“O colonizador português do Brasil foi o primeiro entre os colonizadores modernos a deslocar a base da colonização tropical da pura extração de riqueza mineral, vegetal ou animal - ouro, a prata, a madeira, o âmbar, o marfim – para a de criação local de riquezas”. (FREYRE, Gilberto. O mundo que o português criou. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940, pp. 14-15)
A colonização portuguesa nas Américas possuiu algumas especificidades. A opção que melhor exemplifica essas especificidades é:
A) predomina ainda hoje uma historiografia muito centrada na plantation , que reflete basicamente os interesses metropolitanos, ignorando a complexidade da vida colonial.
B) as pesquisas recentes estão derrubando o mito da escravidão negra como o único setor realmente estruturado da sociedade colonial, reabilitando setores da sociedade livres da escravidão.
C) Caio Prado Junior definia brancos pobres e livres pobres em geral como os “setores orgânicos” da sociedade colonial brasileira, pois comandavam atividades econômicas vitais da colônia.
D) as pesquisas recentes não conseguiram ainda encontrar registros significativos da presença de famílias entre os trabalhadores escravizados, mesmo no século XIX.
E) pesquisas regionais recentes demonstram que a escravidão era uma das formas de trabalho presentes no Brasil colônia, numa classificação mais geral de trabalho compulsório, onde a escravidão nem de longe era a forma mais importante.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 128
Vamos para o Anterior: Exercício 126
Tente Este: Exercício 201
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História