Procura

HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo


EXERCÍCIOS - Exercício 61

  • (CS-UFG 2014)

Leia o excerto que se segue.
Segundo o primeiro recenseamento oficial de Goiás, do ano de 1804, o número de escravos representava 37,74% da população total da Capitania, enquanto, em 1736, apesar de não se poder determinar a proporção exata da população, o número de escravos em Goiás não deveria ser inferior a 60 ou 70%.
PALACÍN, Luís; MORAES, Maria Augusta SanfAna. História de Goiás. 4.ed. Goiânia: Èd. da UCG, 1986. p. 30-34. (Adaptado).
A redução do número relativo de escravos em Goiás, ao longo do século XV11I, decorreu, entre outros fatores,


A) do aumento da produtividade do trabalho escravo, via incremento dos atos de violência, o que requeria um número menor de cativos para realizar as mesmas atividades.

B) do crescimento do número relativo de brancos, que, avessos à miscigenação, impediram a ocorrência de um número expressivo de indivíduos pardos ou mulatos.

C) da concessão da alforria a um grande número de escravos, nesse período, devido às leis abolicio­nistas e à compra da liberdade por parte do governo colonial.

D) do incremento do número relativo de indígenas, uma vez que estes, ao contrário dos negros de origem africana, não sofriam as seqüelas do tra­balho compulsório

E) da diminuição ou estancamento na importação de escravos no final desse período, em razão da decadência da produção das minas e da insuficiência de créditos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 62

Vamos para o Anterior: Exercício 60

Tente Este: Exercício 25

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=37.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.73ms))((ts_substr_c=1.01ms))((ts_substr_im=1.39ms))
((total= 41ms))