Procura

Educação físicaOrientações curriculares de ensino da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 78

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2020)

A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos


A) explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

B) focaliza práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a competitividade saudável, caracterizando pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.

C) reúne disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para vencer as partidas ou as disputas, desequilibrando, atingindo ou excluindo o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Todos os jogos e brincadeiras fazem parte de um contexto cultural e regional.

D) agrega tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas delas, sendo uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade por sua grande presença nos meios de comunicação. Caracteriza-se por ser orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 79

Vamos para o Anterior: Exercício 77

Tente Este: Exercício 156

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.09ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=0.56ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 3ms))