Procura

Direito administrativoPoder de polícia (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 20

  • (AGIRH 2020)

Certo restaurante vem continuamente colocando mesas para os seus clientes no passeio público, o que não é permitido no Município, tal fato foi verificado pelo fiscal de posturas que após lavrar autos de infração com aplicação de multa por duas vezes, e tendo verificado que o mesmo não interpôs recurso administrativo quanto aos autos de infração, o funcionário público municipal, faz a interdição do restaurante apreendendo as mesas e cadeiras que estavam atrapalhando o passeio público, com base na lei que regula o exercício do poder de polícia correspondente. Com base na narrativa, assinale a afirmativa correta:


A) O direito do restaurante continuar funcionando é emanado do direito de liberdade constitucional, que só pode ser negado à partir de um provimento jurisdicional, sendo a ação do fiscal desvio de poder.

B) Como o restaurante não teve a possibilidade de ter direito ao contraditório e ampla defesa, antes da apreensão, e assim não tendo como produzir provas em seu favor, faz com que a prática do ato autoexecutório pelo fiscal seja irregular.

C) Dentro dos limites da razoabilidade e da proporcionalidade, sem situações extremas, o ato praticado pelo fiscal de posturas está correto, dentro da visão tradicional do exercício do poder de polícia do Estado, que poderá atuar de forma autoexecutória.

D) A atuação do fiscal é ilícita, porque os atos administrativos autoexecutórios, como mencionado acima, exigem, necessariamente, autorização judicial prévia.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 21

Vamos para o Anterior: Exercício 19

Tente Este: Exercício 41

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito administrativo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.92ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.61ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 5ms))