Procura

PsicologiaPsicologia do desenvolvimento


EXERCÍCIOS - Exercício 406

  • (ADM&TEC 2020)

Vygotsky

Para Vygotsky (1989), pela interação social, a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. A cultura compartilha as formas de raciocínio, as diferentes linguagens (como a língua, a música, a matemática), tradições, costumes, emoções e muito mais. A utilização de instrumentos é uma característica essencialmente humana que possibilita maior domínio do meio e o desenvolvimento de habilidades específicas para utilizá-lo. Os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem e lhe possibilitam uma diferenciação do pensamento em relação aos animais. Um dos pontos cruciais do desenvolvimento humano, que altera o curso de seu pensamento, é a conquista da fala.

De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky (2005); e a inteligência da criança é de tipo prático. Embora pensamento e fala tenham caminhos de desenvolvimento parcialmente diferentes, em determinado momento seus percursos se encontram mais efetivamente, o que permite a construção do pensamento verbalizado e da fala intelectual. A linguagem, esse sistema de signos historicamente construído, possibilita uma forma de pensamento qualitativamente muito superior àquele anterior na criança. As emoções, assim como o pensamento, podem evoluir de um nível inferior para outro superior, mais complexo, transformando-se em sentimentos de acordo com a valorização delas na sociedade.

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/32LvU9N.


Leia o texto 'Vygotsky' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I.O texto procura passar ao leitor a ideia de que a linguagem é um sistema de signos historicamente construído que possibilita uma forma de pensamento qualitativamente inferior àquele anterior na criança. II.Na perspectiva defendida pelo texto, os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem uma compreensão direta sobre seus significados e o tornam mais artificial, como os animais. III.De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky, e a inteligência da criança é de tipo prático, de acordo com o texto. Marque a alternativa CORRETA:


A) Nenhuma afirmativa está correta.

B) Apenas uma afirmativa está correta.

C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

D) Todas as afirmativas estão corretas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 407

Vamos para o Anterior: Exercício 405

Tente Este: Exercício 182

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+