SociologiaGlobalização reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho
- (IBADE 2020)
“As pessoas dizem que nós devemos debater a globalização. É mais fácil debater se o outono deve seguir o verão. Esse debate não existe na China e na Índia. Eles estão aproveitando as oportunidades, de um modo que transformará a vida deles e as nossas” (Tony Blair, discurso à Conferência Trabalhista, 2005).
“O futuro não pertence aos globalistas. Pertence aos patriotas” (Donald Trump, 2019, discurso à ONU).
Considerando as duas frases e os eventos que representam, é possível dizer que sobre os efeitos da globalização em países desenvolvidos:
A) possibilitou que líderes social democratas tradicionais ganhassem poder e expandissem o Estado de BemEstar social.
B) o efeito da competição de países em desenvolvimentos nas indústrias primárias e a imigração em níveis historicamente elevados permitiu que políticos com propostas de caráter nacionalista e populista ganhassem força.
C) gerou a redução da imigração à níveis historicamente muito baixos, e a diminuição da desigualdade social, promovendo um tecido social mais fortalecido e unido.
D) aumentou os níveis históricos de imigração altos, criando mais multiculturalismo, e o fortalecimento da indústria primária.
E) resultou no fortalecimento de blocos econômicos como a União Europeia e o NAFTA, adotados por líderes populistas de direita e de esquerda.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 7
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia