Procura

SociologiaGlobalização reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho


EXERCÍCIOS - Exercício 17

  • (FCC 2010)

O reconhecimento da historicidade da situação de subdesenvolvimento requer mais do que assinalar as características estruturais das economias subdesenvolvidas. Há que se analisar, com efeito, como as economias subdesenvolvidas vinculam-se historicamente ao mercado mundial e a forma em que se constituíram os grupos sociais internos que conseguiram definir as relações orientadas para o exterior que o subdesenvolvimento supõe.
(CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina - ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: LTC, 1970).
Em conformidade com o excerto acima, pode-se afirmar que uma das inovações introduzidas pela linha teórica desses autores, no estudo do desenvolvimento, relaciona-se com


A) o reconhecimento da particularidade das situações concretas de desenvolvimento no contexto de vinculação das colônias com o imperialismo pós- industrial.

B) a acentuação dada ao caráter estrutural da dependência e à relação entre aspectos econômicos e processos políticos de dominação entre países e entre classes em cada contexto nacional.

C) a ênfase na articulação entre o projeto econômico do capital estrangeiro multinacional e o projeto político de incorporação das novas classes médias ao sistema de dominação.

D) a demonstração de que as configurações de blocos de poder hegemônicos interferem nas relações de interdependência política entre países centrais e periféricos, mas não nas de dependência econômica.

E) o relevo dado à formação política autônoma das classes sociais internacionais na conformação de um quadro histórico concreto e situacional de desenvolvimento econômico independente e associado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 18

Vamos para o Anterior: Exercício 16

Tente Este: Exercício 5

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Sociologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+