SociologiaGlobalização reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho
- (CONSULPLAN 2018)
“Em 1997, Dani Rodrik, professor da Universidade de Harvard, publicou um livro cujo título é ‘a globalização foi longe demais?’. Desde então, já havia uma percepção generalizada de que as desigualdades de renda e patrimônio eram crescentes em muitos países e que tal fato poderia colocar em risco a estabilidade democrática dessas sociedades. Pouco tempo depois, Rodrikdesenvolveu o ‘trilema’ (teorema da impossibilidade), que sustenta que democracia, soberania nacional e integração econômica global são mutuamente incompatíveis; podemos combinar duas dimensões, mas nunca todas as três simultaneamente e completamente.” (Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Os-descontentamentos-da-globalizacao-e-os-novos-desafioseconomicos/7/36363.) A preocupação com os efeitos sociais da globalização ainda são prementes, e de uma maneira geral já se percebeu que:
A) no contexto atual, a crescente automação industrial traz muito mais dificuldades para as economias industrializadas, vítimas de uma materialização da cultura.
B) a globalização tem perdido o impacto, tanto nas economias em desenvolvimento ou subdesenvolvidas quanto nos países ricos, devido à valorização das culturas locais.
C) o pior efeito desse processo de mundialização da cultura está na progressiva redução do engajamento cívico dos indivíduos, cada vez mais desligados das questões políticas.
D) as previsões de uma crescente automação as quais fariam os humanos redundantes já foram realizadas antes. Entretanto, a tecnologia acabou criando mais empregos do que destruiu.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Sociologia