PortuguêsSintaxe
- (UFMT 2017)
INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda à questão.
Sabe de tudo, inocente
Do alto dos seus 25 anos de experiência, o norte-americano especialista em segurança da informação Dave Kearns costuma avisar em seus artigos e relatórios: a era da inocência acabou. O que você pesquisa no Google, os e-mails que envia, as fotos e os vídeos que compartilha, as vezes que avisa ao mundo que está no cinema ou na Tailândia, os sites de notícias (ou de pornografia...) que acessa. Tudo está disponível para alguém. E pode ser usado contra você. Para escapar dos olhares indiscretos das pessoas, empresas ou instituições que foram autorizadas a fuçar sua vida, existe uma série de aplicativos, navegadores, redes sociais – ou mesmo um telefone celular caríssimo – que prometem proteção total ao anonimato. É melhor conhecê- los e começar a usá-los logo.
(Revista Galileu. Ed. Nº 303.)
Na língua escrita padrão, leva-se em conta a relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto, são as concordâncias e regências. A concordância verbal trata das alterações do verbo para se acomodar ao seu sujeito. Assinale a alternativa que apresenta a norma INADEQUADApara explicar a concordância verbal utilizada no trecho dado.
A) o norte-americano especialista em segurança da informação Dave Kearns costuma avisar → O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número.
B) existe uma série de aplicativos, navegadores, redes sociais → Usa-se o verbo existir somente na terceira pessoa do singular, pois é impessoal.
C) das pessoas, empresas ou instituições que foram autorizadas → Quando o sujeito for pronome relativo, o verbo concorda com o antecedente desse pronome.
D) Tudo está disponível para alguém. E pode ser usado contra você. → Nos dois casos, o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 44
Vamos para o Anterior: Exercício 42
Tente Este: Exercício 255
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português