PedagogiaJogos e suas características: pedagógicos de raciocínio e psicomotor
- (VUNESP 2019)
Conforme Zilma de Oliveira (2012), na Educação Infantil, com relação às práticas pedagógicas com crianças de 0 a 2 anos, alguns princípios podem orientar a aprendizagem do brincar, dos gestos e movimentos, devendo o professor
A) evitar tornar-se um modelo para as crianças, pois elas precisam se desenvolver de forma autônoma, dando vazão a sua individualidade e personalidade próprias.
B) favorecer a organização de atividades que reúnam crianças com as mesmas competências corporais, a fim de evitar o constrangimento de interagir com crianças corporalmente mais competentes.
C) garantir cotidianamente a repetição das mesmas propostas, organizações espaciais e de materiais, de modo que as crianças aprendam pela reprodução constante de atividades.
D) observar e registrar as ações das crianças nas atividades propostas para conhecer o grupo e selecionar os mais aptos para tarefas avançadas e desafiadoras.
E) organizar situações em que as crianças possam rolar, sentar, engatinhar, andar, correr, saltar e também segurar objetos, arremessá-los, manipulá-los, empilhá-los e encaixá-los.
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