Procura

PedagogiaJogos e suas características: pedagógicos de raciocínio e psicomotor


EXERCÍCIOS - Exercício 21

  • (VUNESP 2019)

Segundo Pimentel (in: Formosinho, 2007), Vygotsky estabelece que a ludicidade e a aprendizagem formal funcionam como âmbitos de desenvolvimento. O jogo favorece a criação de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), porque nele a criança se comporta além do seu comportamento habitual de sua idade; é como se ela fosse maior do que é na realidade. A respeito do conceito de zona do desenvolvimento proximal (ZDP), é correto afirmar que a ZD


A) é uma avaliação que serve para medir o quociente de inteligência de cada indivíduo, comparando-o com os resultados de pessoas da mesma faixa etária.

B) tem relação com as aprendizagens que ocorrem sempre em função de ações de parceria, pelo auxílio de outra pessoa mais experiente.

C) refere-se às capacidades individuais, inatas e instintivas de cada pessoa, que não apresentam nenhuma relação com o ambiente externo, cultural ou social.

D) não deve ser utilizada como parâmetro ou referência para a atuação ou intervenção pedagógica, já que cada pessoa apresenta um único nível de ZDP.

E) significa, exclusivamente, aquilo que a criança já é capaz de fazer sozinha, de forma independente, sem auxílio de um indivíduo mais experiente ou de qualquer outro recurso.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 22

Vamos para o Anterior: Exercício 20

Tente Este: Exercício 19

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.14ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.53ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 4ms))