PedagogiaEducação e ludicidade
- (SELECON 2019)
Segundo Ostetto (2002.177, 178), o planejamento na Educação Infantil “marca a intencionalidade do processo educativo, mas não pode ficar só na intenção, ou melhor, só na imaginação, na concepção (...) Ninguém diria que não é necessário escrever o planejamento. (...) A questão não é a forma, mas os princípios que sustentam sua organização”. Considerando as afirmativas da autora, pode-se compreender sobre planejamento na Educação Infantil:
A) A forma e o jeito de planejar é o real problema do planejamento na Educação Infantil, pois expressa marcas e ideias do educador.
B) Como processo reflexivo, no processo de elaboração do planejamento o educador vai aprendendo e exercitando sobre compreensões de criança, de trabalho pedagógico, funções da Educação Infantil, currículo dentre outros.
C) A intencionalidade educativa se traduz no traçar, no programar, elaborar um roteiro, documentar a proposta de trabalho do educador a ser seguida, necessariamente, na relação com as crianças.
D) A forma de escrever um planejamento no dia a dia precisa ser geral, não marcada pela pessoalidade.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 119
Vamos para o Anterior: Exercício 117
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia