Procura

PedagogiaProjeto político pedagógico


EXERCÍCIOS - Exercício 315

  • (VUNESP 2019)

O caminho da construção de um projeto político-pedagógico como indicador de diversidades pressupõe autonomia e espaços de participação reais e não simbólicos, como elementos da proposta pedagógica. Nessa perspectiva, segundo Resende (1998), é preciso


A) adotar uma política de educação compensatória, interpretando a diferença como deficit, particularmente na área acadêmica, e criando meios de ajuda para o grupo dos diferentes.

B) assumir a visão de que a participação dos diversos grupos que compõem a sociedade é a solução definitiva dos problemas e das mazelas que assolam a escola.

C) buscar a homogeneização cultural, a fim de se evitar que grupos “marginais” exerçam uma dominação cultural no ambiente escolar que se pretende democrático.

D) incorporar o multiculturalismo ao currículo, de forma que sua transversalidade possa perpassar os conteúdos tratados no cotidiano do processo de aprendizagem.

E) optar entre a ênfase na igualdade cultural ou a ênfase na diferença, pois são visões irreconciliáveis que se anulam e impossibilitam um consenso entre as partes envolvidas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 316

Vamos para o Anterior: Exercício 314

Tente Este: Exercício 38

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.48ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=1.20ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 5ms))