PedagogiaProjeto político pedagógico
- (VUNESP 2019)
Barbosa & Horn ( Projetos Pedagógicos na educação infantil, 2008 ) apresentam o registro de uma professora que afirma: “estamos vivenciando na turma nosso primeiro projeto pedagógico: ‘A música na vida dos bebês’. Através de um repertório diversificado, exploramos o desenvolvimento da sensibilidade e da inteligência musical, favorecendo a construção da linguagem expressiva e simbólica. Nossas tardes têm sido embaladas por diferentes estilos musicais: valsas, bolero, tango, música clássica, bossa nossa...”
A respeito dos projetos na creche, de acordo com essas autoras, é correto afirmar que
A) no berçário, não é apropriado o trabalho com projetos, pois os bebês precisam ter liberdade e não devem estar submetidos a um trabalho didático sistematizado ou organizado. A preocupação do educador deve estar atrelada aos cuidados com a saúde e a higiene dos bebês e não com o aprendizado ou com a escolarização precoce.
B) os projetos com bebês têm seus temas derivados basicamente da observação sistemática, da leitura que o educador realiza do grupo e de cada criança. Ele deve prestar atenção ao modo como as crianças agem e dar significado a essas manifestações. É, a partir dessas observações, que vai encontrar os temas, os problemas, a questão referente aos projetos.
C) os projetos se configuram por apresentar uma organização didática e estrutura fixa que deve prever um produto final, objetivos gerais, título, tema definido pelo professor e sequência didática pré-definida. Devem englobar conteúdos de todas as áreas do conhecimento e sua duração deve ser, necessariamente, bimestral, semestral ou anual.
D) o professor deve eleger os temas dos projetos antes do início do ano letivo, sem conhecer os bebês e as crianças, para que o trabalho já esteja organizado e previsto ao recebê-los. Deve selecionar temas como meios de transporte ou animais. Todas as atividades devem ser previamente definidas, organizadas e rigorosamente seguidas.
E) os projetos com roteiros pré-elaborados e sequência de atividades disponíveis na Internet são excelentes opções para os professores de bebês e crianças pequenas, pois já trazem as explicações, as atividades e a duração que deve ter cada projeto, para todas as turmas. Cabe ao educador somente selecionar o projeto na Internet, imprimir o texto e as atividades e depois aplicá-las ao seu grupo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 287
Vamos para o Anterior: Exercício 285
Tente Este: Exercício 124
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia