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PedagogiaProjeto político pedagógico


EXERCÍCIOS - Exercício 17

  • (VUNESP 2018)

Um grupo de professores de uma escola pública de Ensino Fundamental, anos iniciais, decidiu fazer um estudo sobre o projeto político-pedagógico, no horário de trabalho coletivo. Recorreram à Resolução CNE/CEB n o4/2010, de acordo com a qual aquele projeto é instância de construção coletiva que respeita os sujeitos das aprendizagens, entendidos como cidadãos com direitos à proteção e à participação social. A seguir, consultaram o trabalho de Pimenta, 1990, a partir do qual, também, puderam concluir que a construção do projeto pedagógico pelo coletivo dos educadores objetiva a democratização do ensino e se dá pela participação dos professores na organização da escola, nos conteúdos a serem ensinados e nas suas formas de administração. Portanto, essa construção do projeto fará a escola mais democrática na medida em que os docentes


A) apresentarem a matéria dada na lousa para cópia pelos alunos e assim eles dominarem os conhecimentos exatamente como foram ensinados.

B) convocarem os pais para ajudarem na aprendizagem dos seus filhos, de modo que a totalidade dos educandos tenha acesso aos saberes.

C) conseguirem formar classes homogêneas, para que o conjunto dos escolares seja democraticamente ensinado, tendo um ensino de qualidade.

D) dominarem os conteúdos, as metodologias dos seus campos específicos, bem como seu significado social, numa perspectiva de totalidade.

E) contarem com professores auxiliares, em suas classes, para atender a cada aluno, individualmente, possibilitando o ensino dos conteúdos.


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