Procura

PedagogiaTipos de planos de ensino


EXERCÍCIOS - Exercício 30

  • (Instituto Excelência 2019)

O planejamento de ensino é dividido em quatro etapas que são o conhecimento da realidade, elaboração do plano, a execução do plano, e a avaliação e aperfeiçoamento do plano. Assinale a alternativa INCORRETA.


A) O conhecimento da realidade é o primeiro passo para o planejamento, pois é preciso conhecer o aluno e seu meio para saber para quem se vai planejar, conhecendo as aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades dos alunos. Fazendo essa “sondagem” e realizando o diagnóstico, isto é, analisando os dados coletados, podemos propor o que é possível alcançar pelos alunos e até mesmo o que lhes interessa aprender.

B) A elaboração do plano de ensino é a segunda etapa que devemos percorrer. Nessa etapa estaremos determinando o que é possível alcançar, como fazer para alcançar, e o que julgamos possível alcançar, e ainda como avaliar os resultados. Para a elaboração desse plano seguem-se seis passos que são a determinação dos objetivos, seleção e organização dos conteúdos, seleção e organização dos procedimentos de ensino, seleção de recursos, seleção de procedimentos de avaliação e estruturação do plano de avaliação.

C) Por último devemos realizar a avaliação e o aperfeiçoamento do plano. Nessa etapa a avaliação toma um sentido diferente da avaliação do ensino-aprendizagem, pois procuramos avaliar, além dos resultados do ensino-aprendizagem, avaliar a qualidade do nosso plano, nossa eficiência como professor e a eficiência do sistema escolar.

D) Nenhuma das alternativas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 31

Vamos para o Anterior: Exercício 29

Tente Este: Exercício 103

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.09ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=2.39ms))((ts_substr_im=1.05ms))
((total= 8ms))