EnfermagemOutras doenças infecciosas e parasitárias
- (IF-TO 2019)
As geo-helmintíases são as infecções mais frequentes em todo o mundo e ocorrem principalmente nos países em desenvolvimento, onde, associadas às precárias condições de higiene, à falta de acesso à água e ao saneamento básico, se configuram como grave problema de saúde pública, afetando as populações mais pobres e vulneráveis (BRASIL, 2017). Com base nestas considerações, pode-se afirmar que:
A) A suscetibilidade humana é universal. Entretanto, crianças em idade escolar apresentam um importante papel epidemiológico na disseminação das geo-helmintíases, pois constituem um grupo altamente suscetível e são responsáveis pela eliminação de grande quantidade de ovos no ambiente por meio das fezes.
B) A ancilostomíase, conhecida popularmente como “amarelão”, é o geo-helminto de maior tamanho corporal, podendo atingir 30cm, considerado o mais importante sob o aspecto epidemiológico.
C) As geo-helmintíases são doenças de notificação compulsória nacional, por esta razão fazem parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas de Doenças em Eliminação.
D) O diagnóstico de tricuríase é feito por meio de análise de amostra de sangue em microscópio óptico, que nem sempre está disponível nos municípios com menos de 30 mil habitantes, o que prejudica o trabalho de vigilância epidemiológica.
E) A desnutrição é um fator de risco que impede a implementação de medidas profiláticas de combate às geo-helmintíases.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 292
Vamos para o Anterior: Exercício 290
Tente Este: Exercício 111
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem