EnfermagemOutras doenças infecciosas e parasitárias
- (COMPERVE 2019)
A prevenção da raiva humana é baseada no manejo profilático antirrábico quando houver suspeita de exposição ao vírus (categoria pós-exposição). Toda vez que ocorrer uma agressão por animal de risco, a conduta correta em relação à vítima é:
A) adotar os procedimentos de primeiros socorros e orientar o paciente a voltar à unidade de saúde, caso apresente sinais e sintomas da doença.
B) fazer uma anamnese completa, utilizando-se a Ficha de Atendimento Antirrábico Humano (SINAN), para ter todas as informações sobre o caso e aguardar resultados da observação do animal agressor, para tomar as medidas profiláticas com o soro e a vacina antirrábica, se houver sinais da doença no animal.
C) fazer uma anamnese completa, utilizando-se a Ficha de Atendimento Antirrábico Humano (SINAN), para ter todas as informações sobre o caso e referenciar para um serviço de saúde (centro de referência, pronto-socorro, hospital) que fará a profilaxia ou tratamento, quando a UBS não dispuser dos insumos necessários (soro e vacina).
D) adotar os procedimentos de vacinação antitetânica, cuidados com o ferimento e liberar o usuário para observar o animal por 10 dias.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 252
Vamos para o Anterior: Exercício 250
Tente Este: Exercício 417
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem