EnfermagemDoenças ocupacionais
- (VUNESP 2019)
Em relação à síndrome de esgotamento profissional ou síndrome de burnout, é correto afirmar que
A) por ter o afastamento afetivo como característica central, o trabalhador com o diagnóstico comprovado da síndrome não deve ser afastado do trabalho, mas sim receber tratamento psicoterápico concomitante e dentro da jornada de trabalho.
B) é composta por três elementos: sentimentos de desgaste emocional, esvaziamento afetivo e afastamento excessivo do público que deveria receber os serviços prestados pelo indivíduo acometido pela síndrome.
C) crise depressiva, anorexia/bulimia, hipersonia, abuso de substâncias lícitas e/ou ilícitas e irritabilidade são alguns dos sinais e sintomas característicos da doença.
D) sua prevenção envolve, entre outras ações, mudanças na cultura da organização do trabalho, estabelecimento de restrições à exploração do desempenho individual, diminuição da competitividade e diminuição da intensidade do trabalho.
E) o trabalho em turnos, a má adaptação ao trabalho e a necessidade de lidar com valores constituem os principais fatores de risco ocupacionais para o desencadeamento da síndrome entre os trabalhadores.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 194
Vamos para o Anterior: Exercício 192
Tente Este: Exercício 102
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem