EnfermagemDoenças ocupacionais
- (IADES 2019)
O câncer ocupacional é decorrente da exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos classificados como carcinogênicos, presentes no ambiente de trabalho. Um excesso de leucemias tem sido relatado em grupos de trabalhadores expostos a benzeno e aos respectivos derivados homólogos (metilbenzeno, dimetilbenzeno, isopropilbenzeno), à radiação ionizante, a campos eletromagnéticos, a gases de exaustão de motores, a fluidos de motores, a óxido de etileno, inseticidas e herbicidas, a solventes orgânicos, a produtos derivados de petróleo (inclusive a gasolina) e a estireno. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
A) A leucemia mieloide aguda e a síndrome mielodisplásica decorrente da exposição ocupacional ao benzeno e derivados caracteriza-se pela submissão compulsória direta ou indiretamente aos fatores desencadeantes, o que não demanda especial atenção das políticas de saúde pública.
B) Hemograma completo e contagem de plaquetas devem ser feitos anualmente nos casos de exposição ao benzeno.
C) Hemograma completo e contagem de plaquetas devem ser feitos bienalmente nos casos de exposição à radiação ionizante.
D) O controle biológico da exposição ocupacional ao estireno deve ser feito por meio de análise de urina e sangue.
E) Inúmeros trabalhadores brasileiros estão frequentemente expostos a agentes hematotóxicos, mas são raras as orientações a respeito da abordagem clínica assistencial que visam à atenção integral ao trabalhador, seja no ambiente de trabalho, seja no momento de demandar assistência.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 190
Vamos para o Anterior: Exercício 188
Tente Este: Exercício 247
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem