FisioterapiaFisioterapia em geriatria
- (FCC 2019)
As diretrizes para o cuidado com as pessoas idosas no SUS propõem que:
A) A avaliação global de saúde da pessoa idosa deve contemplar somente as dimensões social e clínica e contribuir na identificação do conjunto das necessidades do idoso, possibilitando a otimização da alocação de recursos e estratégias de cuidado, ampliando a compreensão do processo de envelhecimento.
B) É muito importante que as secretarias estaduais e municipais ofertem espaços de convivência intergeracional; invistam em ações que atendam algumas necessidades específicas da população idosa, como fortalecimento muscular, equilíbrio e marcha, orientações sobre alimentação saudável, saúde bucal e autocuidado.
C) Para a qualificação da atenção à população idosa, é importante a inclusão de determinados temas, tais como prevenção da violência, prevenção de quedas, saúde bucal, identificação de condições e doenças agudas, transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas e questões medicamentosas.
D) O Programa Melhor em Casa, voltado para pessoas com necessidade de reabilitação motora, pessoas idosas, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, tem como oferta a assistência fisioterapêutica e humanizada nos domicílios, com cuidados mais próximos da família.
E) O Melhor em Casa é executado nos municípios, sem participação do estado, e encontra-se articulado com as Redes de Atenção à Saúde (Saúde Mais Perto de Você e Saúde Toda Hora), ampliando o cuidado na Atenção Básica, na urgência e emergência no SUS.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 22
Vamos para o Anterior: Exercício 20
Tente Este: Exercício 80
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia