FisioterapiaFisioterapia em geriatria
- (VUNESP 2019)
Paciente M.R.A., 85 anos, sexo feminino, diagnóstico de pós-operatório de artroplastia total de quadril há 30 dias. É viúva e mora com sua irmã de 80 anos em um sobrado. Não tem filhos. A paciente está liberada para ficar em pé e andar com o uso de um andador fixo, no entanto, ainda está com muita dor no quadril e não consegue ficar em pé. Sua irmã não consegue ajudá-la a andar. Recebeu a visita de uma equipe de saúde da família da qual participa um fisioterapeuta.
Assinale a alternativa correta sobre a fisioterapia domiciliar.
A) O fisioterapeuta deverá verificar a rede de apoio social da paciente com a assistente social, utilizar recursos analgésicos, promover adaptações domiciliares, ajustar a altura do andador, treinar equilíbrio em pé e iniciar o treino de marcha.
B) Não há o que fazer em casa, e a paciente deveria ser atendida num ambulatório especializado, onde o fisioterapeuta poderá utilizar recursos analgésicos e treinar subir e descer escadas com o uso de andador.
C) Encaminhar a paciente para um centro de reabilitação, pois o domicílio pode restringir as possibilidades terapêuticas. No centro de reabilitação, o fonoaudiólogo poderá realizar a reabilitação vestibular para melhorar o equilíbrio da paciente, e a terapeuta ocupacional poderá ajustar a altura do andador.
D) Conversar com a psicóloga, pois provavelmente a dor não tem associação com a cirurgia, e a paciente está com medo de andar.
E) O fisioterapeuta deve ajustar a altura do andador, treinar marcha e subir e descer escadas com ele e orientar exercícios de equilíbrio em superfície instável com olhos fechados.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 17
Vamos para o Anterior: Exercício 15
Tente Este: Exercício 63
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia