Procura

PortuguêsSintaxe


EXERCÍCIOS - Exercício 194

  • (CPCON 2019)

Considerando o trecho, a seguir, que finaliza o texto acima, avalie como verdadeiras( V ) ou falsas( F ) as proposições:

“[...] Que se escancarem os risos, as canções, as histórias encantadas, as lendas... Que venham as fadas, os duendes, elfos, bruxos e bruxas nos ensinarem, novamente, a razão da vida. E que isso não seja um pecado.

Mas, como disse o grande escritor e dramaturgo Bertold Brecht, que fez da indignação com as sombras sua bandeira:

‘Que tempos são esses, quando falar sobre flores é quase um crime?’”

( ) O emprego do conector mas serve para introduzir uma ressalva, em tom irônico, dado que a autora, pressupondo o estranhamento quanto ao conteúdo das informações precedentes, já se adianta admitindo a dificuldade de mudança em tempos de tantos desencantos.

( ) Todas as frases introduzidas pelo item que expressam o desejo da autora de uma mudança no comportamento da sociedade; trata-se de frases exclamativas, ou desiderativas, constituindo-se, pois, como marcas de subjetividade na construção do texto.

( ) Ao encerrar o texto com a indagação feita pelo dramaturgo Bertold Brecht, a autora demonstra conformação com a realidade descrita e, assim, nega a possibilidade de mudança.

A sequência que responde CORRETAMENTE à questão é:




A) V, F e F.

B) F, V e V.

C) V, F e V.

D) F, F e V.

E) V, V e F.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 195

Vamos para o Anterior: Exercício 193

Tente Este: Exercício 32

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.75ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.17ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 4ms))