PortuguêsVariação linguística
- (CONTEMAX 2019)
"É sempre necessário que as circunstâncias em que as palavras forem proferidas sejam de algum modo, apropriadas" (Austin 1990, p. 26, Quando Dizer é Fazer: palavra e ação).
A linguagem é entendida, na perspectiva da Pragmática, como uma atividade intersubjetiva e intencional. Desse modo, as práticas discursivas são as linguagens em ação em que os indivíduos produzem sentidos e se posicionam em suas relações sociais do dia a dia. A linguagem que se processa entre falantes e interlocutores é sempre uma linguagem social, que produz ações e consequências. Estas ideias acerca da linguagem e das práticas discursivas têm como base a teoria dos atos de fala desenvolvida por Austin (1976), em que é possível fazer através do dizer.
É incorreto afirmar sobre a polidez na comunicação:
A) A perspectiva da Pragmática concebe a polidez como uma atividade social que objetiva contribuir para que as interações transcorram de modo equilibrado e harmônico, amenizando os conflitos passíveis de existir quando os falantes não compartilham dos mesmos interesses.
B) Como regra de convivência, a polidez posiciona identitariamente os indivíduos em diferentes contextos e ocasiões.
C) Em uma situação comunicativa, os indivíduos manifestam apenas sua própria face, e não do grupo a que pertencem.
D) A polidez está relacionada à face ou à autoimagem pública, que é monitorada tanto pelo falante, quanto por seu interlocutor durante a interação. Desta forma, os conceitos de face e polidez encontram-se intrinsecamente relacionados e não se trata apenas de uma questão de construção de imagem, mas de identidade.
E) Acredita que ao obrigar as pessoas a se lembrarem constantemente de utilizar um termo mais ―neutro‖, a linguagem politicamente correta serve como propósito de conscientizar os falantes de certo fenômeno linguístico que apenas reflete e consagra uma prática social de preconceito e discriminação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 143
Vamos para o Anterior: Exercício 141
Tente Este: Exercício 90
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português