PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (10)
- (VUNESP 2019)
Leia o texto para responder à questão.
O ambicioso plano de quase 400 anos para
ir à Lua em uma carroça voadora
Quando Galileu olhou pela primeira vez para a Lua através de seu telescópio em janeiro de 1610, ficou surpreso ao
descobrir que parecia ser um “mundo”. Em um contexto de
grandes invenções, como os relógios mecânicos, a pólvora
e a bússola magnética, além dos telescópios, a imaginação
dos pensadores europeus fervilhava, e muitos se perguntavam se a Lua seria um mundo como a Terra. Haveria vida
inteligente ali? Se assim fosse, poderíamos nos comunicar
com esses seres?
Essa possibilidade tentadora está no centro do programa
espacial do reverendo John Wilkins, um jovem clérigo inglês
e amante da nova ciência. Ele propôs o desenvolvimento de
um veículo notável , uma espécie de carruagem voadora, que
seria como um pequeno navio, no meio do qual haveria um
poderoso motor de relógio acionado por uma mola. A força da
pólvora poderia ser usada para movimentar essa máquina, de
modo que, quando seu mecanismo fosse acionado, movimentaria um grande par de asas, semelhantes às de um pássaro.
Não é necessário dizer que a carruagem voadora de
Wilkins nunca se tornou realidade. A ciência avançava tão
rápido que, logo após sua proposta, Wilkins conseguiu perceber sua impossibilidade.
(Allan Chapman. 22.06.2019. www.bbc.com/portuguese. Adaptado)
Entre os enunciados que compõem o último parágrafo, separados entre si por ponto final, observa-se uma relação de
A) afirmação e contradição.
B) condição e hipótese.
C) questionamento e resposta.
D) consequência e causa.
E) negação e concessão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 211
Vamos para o Anterior: Exercício 209
Tente Este: Exercício 68
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português