GeografiaGeografia política
- (NUCEPE 2019)
Por que foi entre os dispersos e relativamente pouco adiantados habitantes das partes ocidentais da massa terrestre da Eurásia que ocorreu um processo incessante de desenvolvimento econômico e inovação tecnológica que faria dessa região o líder mundial e militar do mundo? É uma pergunta que tem estimulado os estudiosos e observadores há séculos.
(KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potências: transformação econômica e conflito militar de 1500 a 2000. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989, p.26)
O texto faz referência ao excepcionalismo europeu, caracterizado pela superação de inúmeras dificuldades até a conversão da Europa em principal centro irradiador do processo civilizatório. Estão entre as principais dificuldades enfrentadas pela Europa, para atingir o seu excepcionalismo histórico,
A) a persistência de uma sociedade altamente clericalizada; a presença de um Estado fortemente centralizado e um regime político teocrático.
B) o clima quente e seco, que desfavoreceu o povoamento; a ausência de grandes planícies que pudessem facilitar o deslocamento de tropas para conquista militar.
C) a ausência de portos naturais que pudessem facilitar a navegação de longa distância; a centralização do poder político que estimulava a formação de um Estado empreendedor;
D) a fragmentação do poder político, que impedia a formação de um Estado empreendedor; a ausência de áreas fluviais amplas e férteis.
E) as rivalidades internas provocadas pelo grande desenvolvimento comercial, que promoveu disputas entre os diferentes países do continente, antes da expansão marítima europeia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 175
Vamos para o Anterior: Exercício 173
Tente Este: Exercício 304
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia