GeografiaGeografia política
- (SELECON 2019)
“Se os professores podem ser vistos trabalhando em paisagens de conhecimento profissional, então eles precisam de uma bússola profissional para navegar nessas paisagens. Os valores dos professores, particularmente aqueles que portam uma identidade disciplinar docente, são uma parte fundamental dessa bússola profissional. (...) Mas a bússola profissional é apenas uma metáfora de como e por que os professores se comportam da maneira que fazem, embora eu argumente que é uma ideia útil para entender o profissionalismo docente e as políticas que os envolvem”
(BROOKS, C. Uma bússola profissional. In: ROCHA, A. A; MONTEIRO, A. M.; STRAFORINI, R. Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2019, p. 76).
Segundo a autora, a bússola profissional pode, portanto, permitir ao professor de Geografia:
A) valorizar o seu papel de ensinar jovens, não de educá-los
B) operar exclusivamente no nível da produção de material didático
C) sair da situação de “produtores de currículos” para um modo de instrução “bancária”
D) ser uma ferramenta para a reflexão individual e a criação de significado, contribuindo para a identidade, resiliência e compromisso profissionais
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