Artes cênicasEducação teatral
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Um texto não pode dizer tudo. Ele vai até certo ponto, lá até onde pode ir qualquer palavra. Além desse ponto começa outra zona, zona de mistério, de silencio, daquilo que se costuma designar como atmosfera, ambiente, clima, conforme queiram.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral.Tradução: Yan Michalski. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 63.
É possível considerar essa “outra zona” como o espaço no qual outros elementos cênicos se apresentam para além do texto, configurando-se, assim, novas formas de compreender a dramaturgia de um espetáculo.
Como a nova acepção acerca do conceito de dramaturgia no teatro atual, a escritura cênica deixa de
A) ser compreendida como uma prática artística comandada pela lógica do texto escrito, realizada por meio do ofício de um dramaturgo.
B) considerar a conquista dos demais elementos cênicos por meio de suas independências e seus lugares de se apresentarem enquanto discurso.
C) compreender o palco como um lugar polifônico no qual “várias vozes”, por meio de vários elementos de diferentes linguagens, se manifestam.
D) aceitar que os constituintes cênicos, cada qual a seu modo, se relacionem na estruturação do discurso teatral como um todo.
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