Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional nas áreas de traumato-ortopedia reumatologia cardiopulmonar neurologia e neonatologia


EXERCÍCIOS - Exercício 87

  • (FAUEL 2019)

A Organização Mundial de Saúde (1999) descreve a paralisia cerebral (PC) ou encefalopatia crônica não progressiva da infância como decorrente de lesão estática, ocorrida no período pré, peri ou pósnatal, que afeta o sistema nervoso central em fase de maturação estrutural e funcional. O comprometimento neuromotor da PC pode envolver partes distintas do corpo, resultando em classificações topográficas específicas. Considerando a classificação baseada nas alterações clínicas do tônus muscular e no tipo de desordem do movimento, assinale a alternativa INCORRETA:


A) A espasticidade é manifestada clinicamente como um movimento abrupto de hiper-reflexia do tendão e aumento do tônus muscular que surge durante a realização de movimentos ativos e passivos, dependendo da velocidade, por exaltação do reflexo miotático ou de estiramento.

B) A discinesia é caracterizada por flutuação do tônus muscular, com grande dificuldade na estabilização proximal das articulações e é dividida nos subgrupos atetose, coreoatetose e distonia.

C) Na atetose observa-se inadequada atividade dos agonistas, causando grande dificuldade no controle do movimento, com hipotonia acentuada.

D) A ataxia pode vir acompanhada de dismetria, disdiadococinesia, disfagia, disartria e discinergia, tremor apendicular ou de eixo, podendo também apresentar dipoplia e nistagmo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 88

Vamos para o Anterior: Exercício 86

Tente Este: Exercício 17

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=0.67ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 5ms))