Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional nas áreas de traumato-ortopedia reumatologia cardiopulmonar neurologia e neonatologia


EXERCÍCIOS - Exercício 76

  • (FADESP 2019)

Paciente hipertenso de 50 anos, procedente do Município de Cametá, é encaminhado para a unidade de pronto atendimento de Belém com diagnóstico de traumatismo crânio-encefálico – TCE – devido a queda de uma palmeira de açaí, a uma altura de 3 metros. Acompanhantes relataram inconsciência de duração menor que 3 minutos no local e negaram a ocorrência de uma crise convulsiva. O paciente foi encaminhado para hospital local com alteração do nível de consciência, confusão mental e vômitos. Deu entrada neste serviço em regular estado geral, rebaixamento do nível de consciência e em Glasgow 11 (AO: 3 – RV: 2 – RM: 6). Nega alergias medicamentosas e não soube informar de quais medicamentos faz uso contínuo. Sobre o TCE e a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente com sequela de TCE é correto afirmar o seguinte:


A) a atuação terapêutica ocupacional nos níveis I e II objetiva a prevenção de deformidades e complicações causadas pelo longo tempo de imobilidade, sendo utilizada a mobilização passiva de todas as articulações, o posicionamento correto no leito dos segmentos corporais e a utilização de órteses de posicionamento.

B) conforme o nível de alerta do paciente, a avaliação terapêutica ocupacional será diferenciada. Em casos em que o indivíduo encontra-se em coma ou nos níveis IV e V, respondendo de forma inespecífica, será dado enfoque à avaliação dos componentes neuro-musco-esqueléticos, que podem afetar futuramente a performance ocupacional.

C) a escala dos níveis cognitivos do Rancho Los Amigos apresenta os déficits mais comuns, divididos em cinco níveis, que vão do I, não responsivo, em que o paciente responde a estímulos externos de maneira inespecífica, inconsciente e inapropriada, até o nível V, em que o paciente responde de maneira satisfatória a situações familiares, mas geralmente são necessárias dicas de antecipação.]

D) a avaliação terapêutica ocupacional pode enfocar a mensuração dos componentes cognitivos e sensoriais se o nível de alerta do usuário estiver no nível I e II, em que as respostas aos estímulos começam a ser mais conscientes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 77

Vamos para o Anterior: Exercício 75

Tente Este: Exercício 67

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.53ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=0.64ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))