Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional na atenção à saúde da criança e do adolescente


EXERCÍCIOS - Exercício 37

  • (FADESP 2019)

Maria, 8 anos, apresenta sequelas de Encefalopatia Crônica não Evolutiva da Infância – ECNEI, demonstrando como principal característica a hipotonia muscular. Recentemente, sua genitora referiu como queixa a terapeuta ocupacional que atende Maria, a dificuldade da menina em realizar atividades como segurar o copo para beber líquidos ou ainda de segurar o lápis para pintar. Diante da dificuldade da criança, a terapeuta ocupacional elencou como um dos objetivos de tratamento promover a preensão funcional de Maria. Sobre a preensão assinale a alternativa correta:


A) fatores como a adequada percepção visual e a capacidade motora global da criança são fundamentais para a realização de uma preensão satisfatória. De maneira geral, a principal função da mão é a execução de uma preensão adequada aos diversos objetos, para que a pessoa possa realizar suas atividades. Existem três tipos básicos de preensão: a grossa ou global, a intermediária e a fina, que, por sua vez, são subdivididas.

B) a preensão grossa ou global, subdividisse em: preensão em bola – trata-se da preensão mais primitiva realizada pelo ser humano; preensão em garra – que constitui um movimento intermediário e a preensão em gancho – que corresponde ao movimento de preensão mais evoluído.

C) a preensão fina ou especial, subdividisse em: pinça fina – que é oposição feita pelos dedos polegar e indicador ao segurar o lápis, por exemplo; pinça lateral – consiste na capacidade de oposição entre o dedo indicador e polegar, como ao segurar uma peteca; e pinça fina – que está presente na oposição entre os dedos na habilidade de segurar uma chave.

D) a preensão de pinça é a habilidade de segurar objetos entre o polegar e o indicador, e subdividisse em pinça fina – oposição das polpas do polegar e indicador, como no ato de segurar uma peteca; pinça trípode – conta com o auxílio do dedo médio, executada no ato de segurar o lápis; e pinça lateral – presente na habilidade de segurar uma chave.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38

Vamos para o Anterior: Exercício 36

Tente Este: Exercício 76

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.78ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=1.11ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 6ms))