Saúde públicaPolíticas públicas de saúde no brasil
- (Prefeitura de Arapiraca - AL 2019)
A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre esse tema é INCORRETOafirmar:
A) A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e os condicionantes de saúde.
B) Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios é de competência apenas da esfera municipal.
C) Programar as ações da Atenção Básica, a partir de sua base territorial, de acordo com as necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de programação nacional vigente, é de competência da esfera municipal.
D) Para um ambiente adequado em uma UBS, existem componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço, e recomenda-se contemplar: recepção sem grades (para não intimidar ou dificultar a comunicação e também garantir privacidade à pessoa), identificação dos serviços existentes, escala dos profissionais, horários de funcionamento e sinalização de fluxos, conforto térmico e acústico, e espaços adaptados para as pessoas com deficiência em conformidade com as normativas vigentes.
E) Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético, é de atribuição do agente comunitário de saúde.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 278
Vamos para o Anterior: Exercício 276
Tente Este: Exercício 378
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Saúde pública