LibrasIdentidades surdas
- (FUNDATEC 2019)
A respeito da construção da Identidade Surda na escola regular e a relação com alunos ouvintes, podemos afirmar que:
A) Assim como o ouvinte, o sujeito surdo também sai prejudicado nessa relação, pois o choque linguístico pode gerar desconforto por parte do ouvinte e um sentimento de incapacidade por parte do surdo.
B)
A experiência com ouvintes se torna a porta para que os surdos possam conhecer outras culturas, sendo uma experiência positiva, uma vez que os ouvintes já estão apropriados de diversas culturas através das mídias sociais.
C) A relação com ouvintes pode ser um limiar no processo de aceitação, uma vez que o surdo pode se sentir inferior ou deslocado. Portanto, é necessário que, através do modelo bilíngue de educação, os surdos estejam em contato com outros surdos, para que sua identidade seja fortalecida.
D) A relação com a comunidade ouvinte e as dificuldades que esta interação pode representar pode contribuir para que os surdos reconheçam e assumam sua identidade, uma vez que a interação com o grupo majoritário também impulsiona o reconhecimento da identidade.
E) Da mesma forma como é importante que crianças com síndrome de down estejam em contato com outras crianças sem a síndrome, para que sejam desafiadas a ir além das suas limitações, crianças surdas devem conviver com crianças ouvintes para que possam aprimorar suas habilidades cognitivas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 40
Vamos para o Anterior: Exercício 38
Tente Este: Exercício 37
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Libras
Novidade!
Clique aqui para baixar os próximos exercícios.
Depois de baixados, você poderá estudar mesmo sem estar conectado :-)
(Funciona melhor com o navegador Chrome atualizado)