LibrasIdentidades surdas
- (COPEVE-UFAL 2019)
A escola é um grupo social que tem um papel importante no desenvolvimento identitário da criança surda. Ela pode ser um guia para a construção individual desta identidade que será fruto das experiências e escolhas feitas pela criança ao longo da sua vida. A escola deve, portanto, trabalhar com atividades e ações pedagógicas que vão para além da sala de aula com o objetivo de como esta aceitação pode ser algo positivo para o seu desenvolvimento social. Entretanto, assumir a identidade surda é ainda um processo complexo para muito surdos.
Uma das razões para que este processo de aceitação seja árduo repousa no fato de que:
A) Libras é uma língua complexa e leva algum tempo para que o surdo possa adquiri-la, gerando desconforto e preconceito por parte dos demais colegas surdos
B) Isso significa assumir a própria condição de surdez e o compromisso de pertencer a um grupo minoritário e, infelizmente, ainda muito discriminado
C) Se assumir como surdo implica numa série de regras impostas pela comunidade surda, como não oralizar e não poder utilizar aparelhos auditivos
D) Se aceitar como surdo implica necessariamente em se afastar dos ouvintes, para que as referências de valores, de crenças e de cultura possam ser de pessoas surdas exclusivamente
E) O conceito de Surdo é muito complexo para uma criança em fase escolar. A maioria das crianças não sabem o que é ser surdo e por isso não se sentem aptas para decidir
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14
Vamos para o Anterior: Exercício 12
Tente Este: Exercício 41
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Libras