Procura

LibrasIdentidades surdas


EXERCÍCIOS - Exercício 13

  • (COPEVE-UFAL 2019)

A escola é um grupo social que tem um papel importante no desenvolvimento identitário da criança surda. Ela pode ser um guia para a construção individual desta identidade que será fruto das experiências e escolhas feitas pela criança ao longo da sua vida. A escola deve, portanto, trabalhar com atividades e ações pedagógicas que vão para além da sala de aula com o objetivo de como esta aceitação pode ser algo positivo para o seu desenvolvimento social. Entretanto, assumir a identidade surda é ainda um processo complexo para muito surdos.
Uma das razões para que este processo de aceitação seja árduo repousa no fato de que:


A) Libras é uma língua complexa e leva algum tempo para que o surdo possa adquiri-la, gerando desconforto e preconceito por parte dos demais colegas surdos

B) Isso significa assumir a própria condição de surdez e o compromisso de pertencer a um grupo minoritário e, infelizmente, ainda muito discriminado

C) Se assumir como surdo implica numa série de regras impostas pela comunidade surda, como não oralizar e não poder utilizar aparelhos auditivos

D) Se aceitar como surdo implica necessariamente em se afastar dos ouvintes, para que as referências de valores, de crenças e de cultura possam ser de pessoas surdas exclusivamente

E) O conceito de Surdo é muito complexo para uma criança em fase escolar. A maioria das crianças não sabem o que é ser surdo e por isso não se sentem aptas para decidir


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 14

Vamos para o Anterior: Exercício 12

Tente Este: Exercício 41

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Libras






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+