Administração geralDelegação centralização e descentralização
- (FGV 2019)
Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p.265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
A) eliminar esforços duplicados de vários tomadores de decisão;
B) decisões mais próximas dos fatos e das circunstâncias locais;
C) favorecer a formação de gerentes mais motivados e autônomos;
D) maior rapidez e flexibilidade na tomada de decisões;
E) maior interesse e motivação por parte dos subordinados.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 108
Vamos para o Anterior: Exercício 106
Tente Este: Exercício 89
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral