Procura

PedagogiaFunção social da escola e compromisso social do educador


EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (IFB 2017)

Gohn, em sua obra “Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo”, traz um panorama temático e histórico sobre as organizações sociais. A autora nos relata: “imaginem telas de um filme sendo abertas, sequencialmente, descortinando cenários de sujeitos em movimento (...). A meta perseguida neste desfilar de cenas, cenários e paisagens é a de que se possa fazer um balanço das ações coletivas expressas em movimentos sociais que tanto podem ter caráter emancipatório e transformador, como meramente integratório e conservador”.

GOHN, Maria da Glória. (org.). Movimentos sociais e redes

de mobilizações civis no Brasil contemporâneo . Petrópolis, RJ, Vozes, 2010 (p.08).

Sobre a referida obra, leia atentamente as afirmativas a seguir:

I) são destaques da obra pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado;

II) o texto pretende impulsionar as discussões sobre os movimentos organizados, voltados à transformação da realidade social;

III) destaca a importância de desassociar o sujeito do movimento social do seu contexto histórico;

IV) enquanto as redes de mobilização civil mobilizam ideias, consciências e demandas, os movimentos sociais podem se limitar às ações pontuais de cunho conciliador e não transformador.


Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS.


A) I e II apenas.

B) I e III apenas.

C) II e III apenas.

D) I e IV apenas.

E) II, III e IV apenas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15

Vamos para o Anterior: Exercício 13

Tente Este: Exercício 164

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.29ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.76ms))((ts_substr_c=1.10ms))((ts_substr_im=1.16ms))
((total= 14ms))