PedagogiaFunção social da escola e compromisso social do educador
- (UFCG 2014)
No cerne da discussão acerca da função social dos conteúdos de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:
A) Os conteúdos da cultura, da ciência, da técnica, da arte e os modos de ação no mundo expressam os resultados da atividade prática dos homens nas suas relações com o ambiente natural e social.
B) Os conhecimentos e modos de ação são fruto do trabalho humano, da atividade produtiva, científica e cultural de muitas gerações, no processo da prática histórico-social. Nesse processo, a herança recebida da história anterior vai sendo modificada ou recriada, de modo que novos conhecimentos são produzidos, sistematizados e repassados.
C) O conhecimento e o sentido da cultura dirigem-se para o desenvolvimento das aptidões individuais, pois a educação é um processo interno, não externo; ela parte das necessidades e dos interesses individuais necessários à adaptação do indivíduo ao meio.
D) Os conteúdos retratam a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em instrumentos pelos quais os alunos assimilam, compreendem e enfrentam as exigências teóricas e práticas da vida social.
E) A assimilação e compreensão dos conhecimentos e modos de ação se convertem em ideias sobre as propriedades e relações fundamentais da natureza e da sociedade, formando convicções e critérios de orientação das opções dos alunos, frente às atividades teóricas e práticas postas pela vida social.
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