Procura

PortuguêsConcordância verbal concordância nominal (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 435

  • (ESAF 2006)

Assinale o trecho que, ao ser transcrito de O tempo domesticado, de Estevão de Rezende Martins, publicado no Correio do Livro da UnB, jul/set 2004, não respeitou a correção gramatical.


A) Em busca de tornar-se senhor do tempo, o homem debruça-se sobre o passado, com a clara intenção de haver-se com o presente, de modo que o amanhã seja seu. Vencer a esfera milenar é criar o novo tempo, a nova história, a nova sociedade, livre dos achaques da anterior.

B) Transposto da linguagem teológica para a política ou historiográ?ca, essa preocupação representa simbolicamente a luta contra as circunstâncias do aqui e do agora, em nome de valor maior a recuperar ou a alcançar.

C) Mesmo que haja abstração da tradição cristã, cuja in?uência na matriz de pensamento ocidental é, contudo, inegável, pela re?exão e pelo agir históricos, caracteriza a ação humana

D) O impasse da destruição iminente, o sofrimento agudo, a ameaça de perda de identidade, o risco de aniquilação, eis experiências radicais que engendram rapidamente o recurso à re?exão histórica, e à ação política, para domesticar o tempo que pareceria escapar, qual areia, por entre os dedos.

E) Tanto na Antigüidade tardia, no choque entre judeus e Roma que resultaram na destruição de Jerusalém, quanto no Portugal órfão de Dom Sebastião ou ainda no Brasil de Antônio Conselheiro, apanhado na transição da monarquia para a república a projeção de um ideal salvador traz para atores e pensadores o quadro de uma domesticação do tempo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 436

Vamos para o Anterior: Exercício 434

Tente Este: Exercício 183

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.38ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.70ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))