Comunicação socialDiversos (6)
- (FCC 2007)
A primeira notícia redigida segundo a técnica da "pirâmide invertida" teria sido publicada no The New York Times, em abril de 1861. A partir da segunda metade no século XX, alguns dos mais importantes periódicos latino-americanos passaram a publicar notícias das agências norte-americanas, redigidas segundo esse modelo. Nesse período, essa técnica se espalhou gradativamente, tendo chegado no Brasil exatamente em 1950, pela iniciativa do jornalista Pompeu de Sousa. Pode-se afirmar que
A) a pirâmide invertida não é um formato narrativo, mas um estilo. Além disso, por definição, para usar a pirâmide invertida num texto é necessário que ele seja condensado em um parágrafo que, desde o início do século XX, se chama summary lead ou abertura resumida.
B) a pirâmide da informação seria invertida porque, ao contrário das pirâmides físicas, o mais importante estaria no cume da pirâmide, ou seja, no final do texto.
C) a tese da pirâmide invertida quer ilustrar que a notícia caminha do "menos importante" para o "mais importante".
D) a pirâmide invertida é um jargão jornalístico para identificar um formato de textos em que a parte mais importante da notícia ou da informação é colocada logo no primeiro parágrafo. O formato tornou-se quase uma unanimidade na imprensa, porque poupa tempo do leitor e permite que o texto seja cortado para adequarse ao espaço editorial disponível, sem comprometer a qualidade da notícia ou da informação.
E) a pirâmide invertida é a técnica mais comum de construção das notícias e segue a elaboração de um bom lead direto. Significa que, numa notícia, todas as informações restantes são dadas por ordem crescente de importância, de forma que, à medida que se vai descendo no corpo da notícia, os fatos relatados vão se tornando cada vez mais essenciais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 126
Vamos para o Anterior: Exercício 124
Tente Este: Exercício 90
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Comunicação social