AtualidadesEconomia internacional
- (CESPE 2010)
Considerado o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos da América, o vazamento de petróleo no Golfo do México atingiu o estado da Louisiana e a foz do rio Mississipi, com danos inestimáveis para a flora e a fauna da região. A empresa que opera a plataforma onde ocorreu a explosão de uma sonda de perfuração assumiu “plena responsabilidade pela maré negra”.
Correio Braziliense, 1.º/5/2010, p. 28 (com adaptações).
Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale a opção correta, considerando o papel do petróleo na economia contemporânea, além do atual cenário mundial.
A) Sob o ponto de vista econômico, a derrocada da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), desprovida de reservas petrolíferas, pode ser explicada pela enorme dependência do país ao petróleo importado, colocando-o à mercê das oscilações de preço no mercado mundial.
B) Dificilmente um acidente como o mencionado no texto ocorreria no Brasil, pois o país detém, por intermédio da estatal PETROBRAS, avançada tecnologia de prospecção do petróleo em águas profundas, fato que lhe confere reconhecimento geral e prestígio mundial.
C) A decrescente importância do petróleo no sistema produtivo contemporâneo, substituído em larga escala por outras fontes de energia consideradas limpas, teve início com a crise dos anos 70 do século passado, com a vertiginosa subida do preço do barril determinado pelo cartel produtor, a Organização de Países Exportadores de Petróleo.
D) Tradicional produtor e exportador de petróleo, o Oriente Médio permanece vivendo sob tensão e em meio a uma potencialmente perigosa instabilidade política, devido, entre outras razões, à não implantação efetiva do Estado da Palestina e aos múltiplos interesses que atuam na região.
E) À solitária exceção do Brasil, os países latino-americanos desconhecem a existência de jazidas petrolíferas em suas respectivas áreas territoriais, o que pode explicar, pelo menos em parte, a posição econômica subalterna que representam no cenário internacional.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 182
Vamos para o Anterior: Exercício 180
Tente Este: Exercício 153
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Atualidades