Procura

PortuguêsTipologia textual e tipos de discurso: direto indireto e indireto livre.


EXERCÍCIOS - Exercício 487

  • (FCC 2011)

Considere o texto abaixo para responder à questão.

GATO-SAPATO
‘FAZER ALGUÉM GATO-SAPATO’ é maltratar, tratar alguém com desprezo.
A expressão teria surgido por associação com o mais vil dos ultrajes felinos: ser subjugado por um cão e assim ficar um ‘gato sob pata’. Aí, ‘sob pata’ se teria transformado em sopata (tal como ‘sob o papo’ virou sopapo e ‘sob pé’ virou sopé). Mas a palavra nem chegou a se estabelecer: foi logo substituída por sapato porque (a) ninguém conhecia sopata, (b) sapato todo o mundo conhecia e era a palavra mais parecida com sopata e (c) sapato rimava com gato.

(Reinaldo Pimenta. A Casa da Mãe Joana . Curiosidades nas origens das palavras, frases e marcas. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010, p.104)

É correto afirmar que o texto


A) identifica, nessa hipótese de formação histórica da expressão, uma coerção do sistema linguístico que se alia a um processo de analogia.

B) hierarquiza as razões apontadas nos itens de (a) a (c), tomando, portanto, a dimensão estilística da língua como a menos relevante para o caso em questão.

C) mostra preocupação com a datação dos estágios identificados no processo de formação da expressão, usando, para tanto, os advérbios Aí e logo .

D) defende que o processo de mudança começa sempre pelas formas linguísticas usadas por todos os membros de uma comunidade de fala.

E) desenvolve, em tom jocoso, raciocínio circular ao expor as três razões para a substituição de sopata por sapato .


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 488

Vamos para o Anterior: Exercício 486

Tente Este: Exercício 305

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.78ms))((ts_substr_c=1.37ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 7ms))