ArquiteturaCanteiros de obras
- (IADES 2013)
O caderno de encargos é um documento de responsabilidade do contratante da obra, destinado ao executante, representado em sua maioria pelo mestre de obras. Este caderno descreve, de forma geral, os direitos e deveres dos envolvidos (contratante e executante) no que diz respeito a: objeto e regime de execução, prazos, consignação da obra, preparação e planejamento dos trabalhos, execução da obra, movimento de terras, fiscalização, pagamentos e recebimento da obra. Com base na NBR 12.219, que trata da elaboração do caderno de encargos e no que tange aos conceitos e termos utilizados durante sua preparação, assinale a alternativa correta.
A) A empreitada por preço global é um regime de execução de serviços ou obras com preço certo e determinado, reajustável ou não. Compreende todas as despesas diretas, inclusive a remuneração do contratado. As despesas indiretas são consideradas a parte do valor da empreitada.
B) O cronograma físico-financeiro é a representação gráfica da programação da execução e do desenvolvimento parcial ou total da obra ou de um serviço.
C) O projeto básico é aquele que reúne os elementos necessários e suficientes à execução completa deste.
D) O caderno de encargos é o conjunto de discriminações técnicas, critérios e procedimentos. Suas condições devem compreender os seguintes aspectos: condições gerais, condições específicas e condições especiais.
E) A consultoria de engenharia e arquitetura é uma atividade relativa à prestação de serviços, exercida por pessoa física ou jurídica. Legalmente habilitada, tem como objetivo elaborar estudos, anteprojeto ou projeto, esclarecer dúvidas, acompanhar e analisar problemas para posteriormente apresentar soluções viáveis.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 76
Vamos para o Anterior: Exercício 74
Tente Este: Exercício 100
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Arquitetura